De um dia para outro, acorda-se com um lado do rosto paralisado. Não houve nenhum evento especial, nenhum trauma. Simplesmente aconteceu.
Quantas histórias dessa você já escutou?
A Paralisia Facial, que geralmente é diagnosticado quando esse rosto paralisado, é um distúrbio (parésia) ou uma paralisia total de todos, ou alguns, músculos da expressão facial.
A paralisia Facial pode ser classificada como:
- Central
- Periférica
No primeiro caso há lesões ou doenças no cérebro, mais exactamente no encéfalo (sistema nervoso central), que envia informações para o nervo facial. Na periférica, há lesões ou doenças no próprio nervo facial, que enerva os músculos da face. Os sintomas e manifestações de cada uma delas também serão diferentes.
Quando há lesão do nervo facial ou do núcleo facial, a paralisia é ipsilateral à lesão e flácida, ou seja, lesão de motoneurónios inferiores. Com o passar do tempo ocorre atrofia muscular associada. As rugas e pregas faciais normais, devido à inserção do músculo na pele, desaparecem conferindo uma aparência uniforme e inexpressiva à hemiface afectada. O doente torna-se incapaz de fechar completamente o olho da hemiface afectada, o que frequentemente origina ausência de lacrimação, fazendo com que a córnea resseque. O canto da boca tende a cair e há tendência para que o doente se "babe" por esse canto.
As lesões que atingem apenas algum dos ramos terminais do nervo facial só originam a perda dos músculos por eles enervados. No entanto, quando parciais, as lesões nucleares podem envolver grupos musculares seleccionados, dado que sub-núcleos específicos do nervo facial enervam músculos ou grupos musculares-a-salvo específicos.
Só um médico pode diagnosticar uma paralisia facial e o seu tipo, porém é o fisioterapeuta que irá tratar as conseguencias e fazer com que haja a reabilitação funcional da face.
Procure um fisioterapeuta para lhe ajudar. Contate-nos!
Espero que você tenha gostado do texto.
Se você quiser programas de Exercícios específicos, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .
Se você quiser entrar em contato, clique aqui. Segue a gente no Instagram.
Nenhum comentário